Cantigas Medievais Galego-Portuguesas


Cantigas Medievais Galego-Portuguesas: A totalidade das cantigas dos cancioneiros galego-portugueses 

O projeto Cantigas Medievais Galego-Portuguesas, sediado no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é resultante do projeto Littera, edição, atualização e preservação do património literário medieval português, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que decorreu entre 2007 e 2010.

As cantigas trovadorescas galego-portuguesas são um dos patrimónios mais ricos da Idade Média peninsular. Produzidas durante um período de cerca de 150 anos, genericamente entre o final do século XII a meados do século XIV, historicamente situam-se no alvor das nacionalidades ibéricas, sendo, em grande parte contemporâneas da Reconquista cristã, que nelas deixa numerosas marcas. Tendo em conta a geografia política peninsular da época, muitas vezes com fronteiras voláteis e frequentemente em luta entre si, a área cultural onde se desenvolve a arte trovadoresca galego-portuguesa (ou seja, em língua galego-portuguesa) corresponde aos reinos de Leão e Galiza, ao reino de Portugal, e ao reino de Castela (a partir de 1230 unificado com Leão).
Fonte: 
http://fcsh.unl.pt/media/reportagens/cantigas-medievais-galego-portuguesas







Este trabalho resultou num site que disponibiliza ao público a edição integral das cantigas, acompanhadas da música e dos manuscritos, permitindo um conjunto de pesquisas variado. Possibilita também uma leitura simples, uma vez que qualquer internauta pode ler a cantiga e ouvir a música, quer a original, quer as adaptações contemporâneas feitas por variadíssimos músicos e géneros de música. 


 

Iluminuras do Cancioneiro da Ajuda



Ai eu coitada, como vivo em gram cuidado
por meu amigo que hei alongado;
       muito me tarda
       o meu amigo na Guarda.

Ai eu coitada, como vivo em gram desejo
por meu amigo que tarda e nom vejo;
       muito me tarda
o meu amigo na Guarda.



.

Comentários

Mensagens populares