AcOrdo Ortográfico

As «ajudas» vão aparecendo...

Observa este Vídeo e explora este Site:

História
        Até ao início do século XX, tanto em Portugal como no Brasil, utilizava-se uma ortografia que, por regra, se baseava nas origens do latim ou do grego para se escrever cada palavra (architectura, caravella, diccionario, etc.).

        Em 1911, no seguimento da implantação da República em Portugal, foi conduzida uma profunda reforma ortográfica que modificou completamente o aspeto da escrita, aproximando-a muito da atual. No entanto, esta reforma foi feita sem qualquer acordo com o Brasil, ficando os dois países com duas ortografias completamente diferentes.

        Ao longo dos anos, a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras foram protagonizando sucessivas tentativas de instituição de uma grafia comum. Em 1931 foi estabelecido um primeiro acordo, no entanto, como os vocabulários que se publicaram – em 1940 (Portugal) e 1943 (Brasil) – continuavam a conter algumas divergências, realizou-se um novo encontro que deu origem ao Acordo Ortográfico de 1945. Este acordo tornou-se lei em Portugal, mas não no Brasil pois nunca chegou a ser ratificado pelo Congresso Nacional, continuando os brasileiros a regular-se pela ortografia de 1943.

       Novo entendimento entre Portugal e o Brasil foi tentado nos anos 70, mas a convulsão política que se vivia no nosso país impediu mais uma vez esta concretização. Ainda assim, foram promulgadas leis que reduziram substancialmente as divergências ortográficas entre os dois países (em 1971 no Brasil e em 1973 em Portugal).

         Foi então que em 1990 se reuniram as delegações dos 7 países lusófonos na Academia de Ciências de Lisboa, à exceção de Timor-Leste,  que ainda se encontrava sob governação indonésia, chegando a este acordo que agora se implementa.
Via Porto Editora

Comentários

Mensagens populares