Comunicar em Português


Li este artigo e não resisti a partilhá-lo com todos vocês.
Para os mais experientes na leitura, será fácil perceberem a importância do seu conteúdo. Para os mais novos, leiam com atenção este pequeno excerto: « …a linguagem e o idioma que utilizamos não é instrumental ou acessório. Influencia e modela a forma como pensamos.»

Comunicar em Português
          Tornou-se comum a caricatura de um certo tipo de pessoas que, numa frase, fazem os possíveis por utilizar expressões e termos em inglês. Ficamos com a sensação que algumas dessas pessoas desenham desse modo zonas de refúgio para se esconderem da obrigação de explicar o seu raciocínio. Enquanto oradores de conferências essas pessoas utilizam apresentações escritas em inglês e repetem, com má pronúncia, termos que o idioma português reduziria ao essencial. (…)
         Também há cada vez mais universidades portuguesas a proclamarem o inglês como a única língua utilizada nas atividades lectivas de alguns cursos, tal como existem cada mais portais de instituições portuguesas que utilizam apenas a língua inglesa (não são bilingues) e eventos nacionais onde a língua oficial é o inglês, em lugar de uma proposta bilingue, como seria natural.
         Isto não é apenas ridículo. Também é perigoso, porque a linguagem e o idioma que utilizamos não é instrumental ou acessório. Influencia e modela a forma como pensamos. Para uma melhor compreensão disto, aconselha-se a leitura de um artigo de Lera Boroditsky, publicado na edição brasileira da revista Scientific American, de Março de 2011, intitulado "Como a Linguagem Modela o Pensamento" (pp. 61-63). Transcreve-se a seguir o último parágrafo:
"Uma característica marcante da inteligência humana é a sua adaptabilidade, a capacidade de inventar e reorganizar os conceitos do mundo de modo a se adequar às mudanças de metas e ambientes. Uma consequência dessa flexibilidade é a enorme diversidade de idiomas que surgiu ao redor do mundo. Cada um oferece o seu próprio conjunto de ferramentas cognitivas e engloba o conhecimento e a visão do mundo desenvolvidos ao longo de milhares de anos dentro de uma cultura. Cada um tem uma forma de perceber, classificar e fazer sentido no mundo, um guia inestimável desenvolvido e aperfeiçoado por nossos antepassados. A investigação sobre a forma como o idioma que falamos molda a nossa forma de pensar está ajudando os cientistas a desvendar o modo como criamos o conhecimento e construímos a realidade e como conseguimos ser tão inteligentes e sofisticados. E essa percepção ajuda-nos a compreender exatamente a essência daquilo que nos faz humanos".

O artigo foi publicado por Carlos C. Carapeto a 07 Dezembro 2011 
(Via http://primeiro-acto.blogspot.pt/2011/12/comunicar-em-portugues.html)





Comentários

Mensagens populares